QUALIFICAÇÃO

Pilotos civis aprendem técnicas para dar apoio ao combate a incêndios florestais

14/08/2019 - 17:15
Major BM Aires e Capitão BM Moura

Nesta quarta-feira dia (14/08) foi realizada uma palestra no hangar do CIOPaer/ GAvBM sediado no Aeroporto Regional de Sorriso. O tema foi: O emprego de Aeronaves nas Operações Aéreas de Combate a Incêndios Florestais/Rurais. O evento reuniu 61 pilotos agrícolas da região norte e foi organizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso (CBMMT), por meio do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), em parceria com o Sindicato Rural de Sorriso.

A proposta foi nivelar conhecimento e integrar o Corpo de Bombeiros Militar e os profissionais de aviação agrícola, a fim de fortalecer parcerias para mitigação de incêndios florestais.

A palestra contou com a fala do Tenente Coronel BM Flávio Gledson Vieira Bezerra, piloto comandante das aeronaves tipo Air Tractor. Ele falou sobre os procedimentos operacionais e de segurança, bem como as táticas de empregos de aeronaves nas operações. O público demonstrou-se especialmente interessado na experiência prática adquirida e transmitida pelo representante do CBMMT acerca das operações aéreas de combate aos incêndios florestais.

Tiago Stefanello Nogueira, presidente do Sindicato Rural de Sorriso, relatou sobre a importância de estimular e discutir assuntos dessa natureza, considerando que o Corpo de Bombeiros Militar possui como prioridade as áreas de conservação em suas ações.

Para o piloto agrícola Antonio Carlos da Silva, que há 20 anos exerce esta profissão, participou da palestra com o objetivo de aprender com os pilotos da região para que estejam aptos a agir em casos de incêndios nas lavouras. ‘’Já ajudei a combater incêndios com a aeronave em lavouras de milho. Em 2006 participei do primeiro curso no combate a incêndios realizado no país que foi na USP (Universidade de São Paulo). Desde então esse trabalho começou a ser divulgado, até porque o Brasil não tinha esse tipo de operação. É importante esta iniciativa, pois cada fazenda tem sua base, com água e uma boa pista, a partir desta base montada é possível combater incêndios nas proximidades, tornando a ação mais rápida e mais fácil,’’ disse o piloto.

O Tenente Coronel BM Gledson agradeceu pelo apoio fornecido pela associação de produtores rurais de Sorriso e se colocou à disposição para dirimir dúvidas e cooperar com ações preventivas no controle e mitigação dos incêndios.