Emergência 193

Notícias

CAPACITAÇÃO

Batalhão de Emergências Ambientais conclui testes de seleção para o CPCIF

10/06/2021 - 14:50
Davi Vittorazzi | CBMMT

Foto: CBMMT

O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), unidade do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), concluiu a realização de testes para a seleção dos candidatos ao 6º Curso de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (6ºCPCIF). Foi aplicado entre os dias 8 e 9 de julho o Teste de Aptidão Específico (TAE) que classificou 39 candidatos que vão preencher 35 vagas disponíveis.

Para garantir uma vaga no CPCIF é preciso passar pelo Teste de Aptidão Física (TAF), na primeira fase, e o TAE, na segunda. Com a classificação, as vagas serão preenchidas pelos candidatos de acordo com a distribuição prevista em cada Comando Regional.

No TAE, os candidatos passaram por provas como corrida de 8 km, shuttle run (conhecido como corrida de ir e vir), subida no cabo sisal de 6 metros e uma prova final de marcha de 5 km com mochila costal de 20 kg.

O CPCIF será iniciado em 5 de julho, com previsão de finalização em agosto. A concorrência para garantir uma das vagas para o curso tem sido alta. Nesta edição, 103 militares do CBMMT e bombeiros de Corporações de outros Estados se inscreveram para realizar o curso.

Foto: CBMMT

O CPCIF

O Curso de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais tem por finalidade preparar os instruendos para o combatente de incêndios florestais que atuarão em fases de preparação, prevenção, resposta e responsabilização aos incêndios florestais.

São quase dois meses de cursos com disciplinas diversas, como sobrevivência em ambientes remotos, navegação terrestre, tecnologias aplicadas, meteorologia, prevenção e combate a incêndios. Ao todo, a carga horária chega a 520 horas.

 

O CBM MT também está no Facebook e Instagram. Siga-nos!