Emergência 193

Notícias

INSCRIÇÕES ABERTAS

CBMMT abre inscrições para Certificação Nacional de Cães etapa estadual

19/02/2021 - 12:28
Atualmente a Corporação já possui 10 militares e cães aptos a atuarem em buscas e salvamentos diversos.
Francisca Vilar

 

Estão abertas as inscrições para a Certificação Nacional de Cães etapa estadual. Para se inscrever é necessário enviar o formulário preenchido do anexo I do edital (clique para acessar), para o e-mail 2bbm@cbm.mt.gov.br até o dia 23 de fevereiro, bem como os documentos comprobatórios. A Certificação é promovida pelo LIGABOM (Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil) e tem como finalidade avaliar o cão para atestar sua capacidade operacional e desenvolvimento.
A Certificação Nacional de Cães da LIGABOM também tem o objetivo de trazer uma padronização das atividades de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (BRESC) para os Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, como defende o Comitê Nacional de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (CONABRESC), que é responsável por unificar doutrinas operacionais e de ensino no emprego de cães em ocorrências de busca, resgate e salvamento.
Nesta etapa a certificação é preliminar e ainda não torna o cão operativo, pois é para cães na fase de treinamento, mas é requisito obrigatório para o cão tornar-se apto. 
Atualmente o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso ocupa o primeiro lugar em número de binômios certificados no Brasil. São 10 militares e cães aptos a atuarem em buscas e salvamentos diversos. Outros 19 binômios estão em fase de treinamento. Em 2020 os cães do CBMMT foram empregados em pelo menos 37 ocorrências de busca, o que reforça a necessidade de qualificação tendo em vista a demanda do estado. 
A certificação consiste em uma pequena amostra de uma ocorrência real, sendo composta por provas que irão aferir a capacidade do condutor e de seu cão para as atividades de busca rural, urbana, de restos mortais e de odor específico. 
A LIGABOM recomenda que os cães, na modalidade estadual, sejam certificados semestralmente, assim como já acontece na aplicação do Teste de Aptidão Física dos militares. Isso implica diretamente na qualidade do serviço prestado e na confiabilidade de que o binômio estará sempre pronto para as atividades de buscas.

São ofertadas 40 vagas distribuídas a todas as unidades da federação e o Distrito Federal, sendo direcionadas aos bombeiros militares e seus binômios que devem preencher alguns requisitos de formação e atuação de, no mínimo, um ano no serviço de busca, salvamento e resgate com cães para pleitearem a vaga.

 

 

O CBM MT também está no Facebook e Instagram. Siga-nos!