Emergência 193

Notícias

TREINAMENTO

CBMMT realiza simulado operacional de acidente de trânsito e produtos perigosos

13/08/2020 - 10:09
CBMMT

Nesta quarta-feira (12/08), por volta das 9h, o 3º Batalhão Bombeiro Militar (3º BBM) realizou um simulado operacional envolvendo acidente de trânsito com produtos perigosos. A ação é resultado do trabalho entre o 3º BBM, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a SEMA, a Rota do Oeste e a empresa Transcamila, que trabalha com transporte e armazenagem de defensivos agrícolas. O simulado aconteceu em frente à Transcamila, na BR-163, saída para Campo Grande (MS).
O cenário do simulado consistia em uma colisão traseira de um carro de passeio com um caminhão transportando agrotóxico. No carro de passeio tinha uma vítima que, ao inalar o produto perigoso, ficou desacordada. Neste tipo de ocorrência a Rota do Oeste isola o local e aciona o Corpo de Bombeiros Militar para retirar a vítima do local do acidente e conter o vazamento do produto perigoso.
As roupas de proteção para este tipo de ocorrência são especiais, pois requer maior proteção dos socorristas para evitar a contaminação com o produto. Depois que o bombeiro militar retira a vítima da área quente (onde aconteceu o acidente) leva a vítima para outro lugar para fazer a sua descontaminação com água abundante e sabão neutro (denominado área morna). Todos os outros em apoio, como ambulância e suporte, ficam no local denominado de área fria.
É importante salientar que cada produto perigoso possui uma distância mínima e um procedimento específico a ser respeitado. Os simulados têm como objetivo preparar as equipes de cada força de forma a respeitar e sincronizar o atendimento e assim obter uma rápida e eficiente resposta àquela vítima que necessita de atendimento.

O CBM MT também está no Facebook e Instagram. Siga-nos!