Emergência 193

Notícias

BIODEFESA

Operação Biodefesa atende diversas instituições públicas em várias cidades de Mato Grosso

24/07/2020 - 16:10
Francisca Vilar

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), desde o lançamento da Operação de Biodefesa no dia 15 de julho, já atendeu diversas instituições públicas, oferecendo melhores condições de trabalho e garantindo a prestação de serviços à sociedade diante da situação atual de pandemia do Coronavírus. A Operação visa intensificar as atividades de desinfecção biológica na capital e nos demais municípios do estado, atendendo principalmente órgãos públicos. O CBMMT vem realizando essas ações desde o início do período crítico, em março deste ano, com o propósito de impedir o avanço da Covid-19 entre a população mato-grossense. 

Após o lançamento da Operação Biodefesa, já foram realizadas 74 desinfecções e mais 133 já haviam sido feitas desde o dia 25 de março, totalizando mais de 200 locais atendidos. O CBMMT está utilizando bombas pulverizadoras elétricas doadas à corporação, o que facilita e agiliza a atividade.

Em Rondonópolis, o 3º Batalhão de Bombeiros Militar realizou a descontaminação na CASAI (CASA DE SAÚDE INDÍGENA), em apoio à Secretaria Especial de Saúde Indígena vinculada ao Ministério da Saúde. Esse trabalho visa resguardar a saúde de todos os indígenas que, sobretudo em uma situação de pandemia, necessita do atendimento à saúde. A empresa de Correios e Telégrafo e Delegacia de Polícia Judiciária Civil na grande Vila Operária também foram atendidas. 

A unidade de Campo Verde (11ª CIBM) realizou a desinfecção biológica nas edificações da Empaer, Seduc, 51ª Ciretran e Promotoria. O equipamento utilizado foi adquirido com recursos oriundos do TJMT, que possibilitou a aquisição de pulverizadores portáteis, máscaras, roupas de proteção e luvas e o hipoclorito utilizado na solução da desinfecção foi doado pela da empresa Águas de Campo Verde.

A 9ª CIBM, em Jaciara, realizou a desinfecção biológica nas edificações da 18 Ciretran, a ª7 CIPM, a Prefeitura Municipal e a Promotoria. Em Juscimeira foram desinfectados o Fórum, a Seduc, Núcleo da PM e a Delegacia. Em São Pedro da Cipa, a 9ªCIBM realizou a desinfecção também no Núcleo da PM e em Dom Aquino no Fórum, Ciretran, Núcleo da PM e Delegacia.

A 2° CIBM, e Cáreces, realizou a desinfecção biológica no Fórum da cidade. O hipoclorito utilizado na solução foi doado pela empresa Águas do Pantanal e os militares que realizaram as atividades tiveram uma instrução juntamente com o Exército Brasileiro de como se equipar e desmobilizar após a descontaminação, para que haja um cuidado e eficiência após a realização dos trabalhos. 

A 8ª CIBM, de Pontes e Lacerda, atendeu as edificações do Fórum, Promotoria, Centro de Detenção Provisória, Politec, PJC, PRF, Unemat, IFMT, unidade da Polícia Militar, Santa Casa e Escritório Regional de Saúde do SES.

Em Nova Xavantina, a 4ª CIBM de realizou a desinfecção biológica das instalações do Fórum da Comarca do município. O 4°BBM, sediado em Sinop, atendeu o Ganha Tempo e a unidade do INDEA no município de Sinop e o Fórum da Comarca do município de Cláudia. 

A 13ª CIBM já realizou a desinfecção no Fórum Comarca de Lucas do Rio Verde e ainda estenderá a Promotoria de Justiça, Delegacia de Polícia Judiciária Civil e Batalhão da Polícia Militar. O Núcleo Bombeiro Militar de Alto Araguaia realizou desinfecção biológica através da pulverização de solução de hipoclorito de sódio nas instalações do Fórum da Comarca de Alto Araguaia. 

Para realizar as atividades da Operação Biodefesa, foi feita pulverização de hipoclorito de Sódio na concentração de 1% como previsto pela ANVISA.  A aplicação dessa diluição não só é eficaz contra o Coronavírus como também é eficaz contra diversos outros vírus que já circulam nas cidades do Brasil.

O CBM MT também está no Facebook e Instagram. Siga-nos!