SOLENIDADE

Unidades de bombeiro militar de todo o estado participam de desfile da independência

09/09/2019 - 17:00

Em comemoração os 197 anos da independência do Brasil, as unidades do Corpo de Bombeiros Militar espalhadas por todo o estado participaram do tradicional desfile cívico-militar realizado no dia sete de setembro.

As Companhias Independentes de Bombeiro Militar (CIBM), os Núcleos de Bombeiro Militar (NBM) e os Batalhões de Bombeiro Militar (BBM) de municípios como Rondonópolis, Juscimeira, Sorriso, Campo Verde, Colíder e Campo Novo do Paracis compareceram com efetivo militar, viaturas, apresentações e simulações de ocorrência.

Em Rondonópolis o desfile começou às 7h da manhã na avenida Amazonas com a rua Domingos de Lima e finalizou na avenida Amazonas com a rua João Pessoa. Participaram 37 instituições civis e militares, incluindo o 3º Batalhão de Bombeiro Militar (3º BBM), que fez uma simulação de combate a incêndio e ganhou a atenção do público.

A unidade de Jaciara (9ª CIBM) esteve presente no município de Juscimeira na manhã do dia da independência para fazer parte do desfile com a participação dos pelotões, dos alunos do Projeto Social Bombeiros do Futuro (PSBF) e da cadela de busca e resgate Mel, acompanhada de seu condutor.

Em Sorriso (10ªCIBM) o desfile aconteceu na avenida Natalino João Brescansin, próximo à praça das Fontes, cuja guarnição de serviço realizou a prevenção do evento com a Unidade de Resgate. A tropa formada marchou sob o ordem do comandante adjunto da unidade seguido das viaturas operacionais Auto Bomba Tanque (ABT), Unidade de Resgate (UR), Auto Rápida (AR) rebocando a embarcação da companhia com um mergulhador, seguido do cão de busca e resgate Luke, acompanhado de seu binômio.

No município de Campo Verde (11ª CIBM) os alunos do PSBF participaram do ato cívico junto com a Escola Jupiara e sob comando de um militar da unidade. Após a execução do Hino Nacional Brasileiro e o Hino da Independência, o desfile foi realizado com o apoio da viatura ABT da unidade.

Já em Colíder (12ª CIBM) o desfile foi realizado pela manhã na principal avenida da cidade e contou com a marcha dos militares da companhia, das viaturas operacionais e adminstrativas, além da participação dos alunos do PSBF, que marcharam ao comando de um bombeiro militar.

O NBM de Campo Novo do Parecis recebeu os professores, pais e alunos da Escola Municipal EMEI Hestha Beata Kettener Heidemann, que estiveram presentes na unidade para participar do hasteamento do pavilhão nacional e assistir as demonstrações técnicas e operacionais como atividades em altura, rapel, subida na corda e comando crawl. As atividades foram executadas seguindo todo o aparato de segurança exigido e algumas crianças foram convidadas para interagir e participar das atividades. Além disto foi feito um passeio na UR com giroflex e sirene ligadas, dentro do saguão do NBM, o que causou a alegria e diversão das crinças. O prefeito da cidade, os professores e os pais dos alunos acompanharam o evento e agradeceram o Corpo de Bombeiros Militar pela iniciativa.

Além destas unidades, o Corpo de Bombeiros Militar participou do desfile cívico-militar em Cuiabá e vários outros municípios do estado.